Socorro aos artistas publicado em edital da Prefeitura tem 100% de recursos da Câmara

por Marco Stamm — publicado 03/07/2020 14h25, última modificação 03/07/2020 14h26

Foto: Jaime Júnior/Assessoria Câmara

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura tornou público o processo de credenciamento de projetos culturais para a realização de atividades culturais, em formato digital, transmitidos por meio da internet, para fins de contratação de serviços. Ao todo, serão aplicados R$ 449 mil do Fundo Municipal da Cultura com recursos 100% destinados pela Câmara Municipal de Sinop, sendo R$ 300 mil de devolução do duodécimo e R$ 149 mil de emendas do vereador Lindomar Guida (Republicanos).

O presidente do Legislativo, vereador Remídio Kuntz (Republicanos), explicou que o repasse do dinheiro por parte da Câmara foi confirmado no dia 17 do mês passado após reunião em que ele, Guida e os vereadores Ademir Debortoli (Republicanos) e Professora Branca (PL) se reuniram com representantes da classe artística e com o Diretor de Cultura, Daniel Coutinho, e empenharam a palavra. Antes da reunião, o vereador Adenilson Rocha (PSDB) já havia feito um Requerimento verbal em tribuna da Câmara solicitando a destinação de recursos do Parlamento para socorrer os artistas.

“A classe artística é uma das que mais sofre nesta pandemia, pois desde março está com as atividades proibidas, já que vivem de eventos que causam aglomeração. Fomos procurados e ficamos sensibilizados com a demanda. Com apoio de todos os 15 vereadores, destinamos R$ 300 mil do doudécimo porque estamos fazendo uma boa administração e conseguimos economizar, e o vereador Lindomar Guida destinou R$ 140 mil de suas emendas, valor que dá R$ 449 mil, o total do edital publicado pela Prefeitura”, explicou o presidente.

Na opinião de Remídio, a ajuda poderia ser maior. “A Câmara, com apoio e envolvimento de todos os vereadores, se empenhou como pode. Havia uma esperança de que a Prefeitura desse uma contrapartida e que o valor pudesse chegar aos R$ 600 mil, mas, infelizmente não veio”, completou o presidente.

O diretor de Cultura, Daniel Coutinho, reconheceu o empenho do Poder Legislativo e ressaltou a celeridade para a publicação do edital e consequente destinação dos recursos. “A Câmara de Vereadores foi a nossa grande parceira deste chamamento, pois atendeu a classe cultural e soube entender suas dificuldades, e prontamente iniciou um diálogo com o Executivo nos motivando ainda mais a dar celeridade no processo. Com o valor do repasse vamos incentivar 449 projetos”, declarou.

De acordo com o edital e divulgação oficial da Prefeitura, serão contemplados 449 projetos com o valor de R$ 1 mil. Serão credenciadas propostas de natureza cultural que atendam aos objetivos previstos na Lei nº 2727/2019, sempre seguindo os critérios do Edital, nas diversas linguagens artísticas, tais como: Música (DJ’s, Cantor, Músico Instrumental, etc); Artes Cênicas (Escritor, Compositor, Circo, etc); Artes Visuais (Decorador, Cenógrafo, etc); e Dança (Dançarino, Coreógrafo, etc)e Artes Plásticas (Designers, Pintor Artístico, Fótografo, etc);

O pedido de credenciamento e sua respectiva contratação, poderá ser efetivada a partir do dia 06/07/2020 até o dia 17/07/2020, após a publicação nos meios oficiais de imprensa do município de Sinop, de acordo com as regras estabelecidas no edital e anexos, à disposição dos interessados na sede da Diretoria de Cultura, localizada à Avenida Alexandre Ferronato, nº 1645 no bairro Cidade Jardim na cidade de Sinop/MT, CEP: 78550-330 ou pelo site: www.sinop.mt.gov.br.

Confira os prazos estipulados pelo edital e clique aqui para ler a íntegra

20/07/2020 à 21/07/2020 – Banca de avaliação para análise técnica do Conselho;

22/07/2020 – Publicação dos Aprovados;

23/07/2020 a 24/07/2020 - Prazo máximo para entrada de recurso;

27/07/2020 à 31/07/2020 - prazo para execução do projeto;

03/08/2020 – Publicação dos projetos executados e aptos a receber.