Taxistas se reúnem com vereadores e apresentam demandas

por Assessoria Câmara Municipal — publicado 04/07/2023 18h44, última modificação 04/07/2023 18h44
Taxistas se reúnem com vereadores e apresentam demandas

Foto: Thiago Silva/Assessoria Câmara Municipal

Os vereadores da Câmara Municipal de Sinop se reuniram, na tarde desta terça-feira (04), com um grupo de taxistas. A proposta da reunião foi receber as demandas da classe e discutir os problemas enfrentados pelos motoristas.

Entre as reivindicações apresentadas pelos taxistas, está a necessidade de mais fiscalização, por parte do poder público, no serviço de transporte remunerado e a criação de uma área de embarque e desembarque no Aeroporto Municipal. Alguns desacordos entre os motoristas de aplicativos e os taxistas também foram pauta. Atualmente existem cercas de 60 taxistas regulares em Sinop.

O advogado dos taxistas, Bruno Hintz, ressaltou que a classe não é contrária ao serviço dos motoristas de aplicativo, e reforçou que a lei deve ser seguida. “Nós expusemos a visão dos taxistas, de uma forma Legal, dentro da Lei, e fizemos uma análise prévia de um Projeto de Lei que está para tramitar, fazendo algumas sugestões. Entre eles, apontamos a necessidade de uma fiscalização mais efetiva da guarda de trânsito, bem como a necessidade de os motoristas de aplicativo serem acionados somente através da plataforma, não realização de ponto por parte desses motoristas. Também falamos sobre a necessidade da regularização junto à guarda, em especial quanto a adesivação dos veículos devidamente vistoriados. E ainda sugerimos a criação de áreas de embarque e desembarque, para serem utilizados pelos veículos particulares, taxistas e motoristas de aplicativo”, afirmou.

Outra reclamação apresentada pelos taxistas é que existem motoristas que realizam abordagem, sem serem acionados via aplicativo, e muitas vezes, não está vinculado à nenhuma plataforma de motoristas. Essa mesma reivindicação foi apresentada pelos próprios motoristas de aplicativos em reunião com os vereadores na última semana, que afirmam que, motoristas não regularizados e cadastrados em plataforma de mobilidade, pode oferecer riscos para os passageiros.

“Nós ouvimos na última semana os motoristas de aplicativo, agora ouvimos a demanda dos taxistas, e estamos cobrando do poder público mais fiscalização do serviço. A grande maioria dos motoristas seguem a legislação, trabalham de maneira correta, mas tanto os motoristas de aplicativo quanto os taxistas apontaram a necessidade de uma maior fiscalização, principalmente no aeroporto e na rodoviária. Sabemos que nessas regiões os aplicativos não possuem ponto fixo como táxi, e muitas vezes há motoristas abordando passageiros, sendo que a lei determina que o motorista de aplicativo seja chamado via plataforma digital, e os táxis têm direito a ponto. Há algumas divergências, alguns conflitos, que nós observamos com bastante preocupação e buscamos resolver da melhor forma, também pensando sempre no cumprimento da lei e na segurança do usuário”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulinho Abreu (PL).

Os taxistas falaram também a respeito da reforma do Aeroporto Municipal. Segundo eles, nesse período de obras há uma dificuldade no embarque e desembarque de passageiros, e na relação com os motoristas de aplicativos. Os parlamentares se comprometeram em buscar mecanismos junto ao poder público de fiscalizar e buscar saídas até a finalização da reforma.

"A gente acredita que com a reforma do aeroporto, taxistas e motoristas de aplicativo não precisem disputar o mesmo espaço, cada um terá o seu. Mas até lá é importante haver o envolvimento da autoridade de segurança, no caso a Guarda Municipal, para controlar e monitorar quaisquer irregularidades que estejam acontecendo", ressaltou o vereador Mario Sugizaki (PODE).

Conforme encaminhado durante o encontro, nas próximas semanas uma nova reunião deve ser realizada com os representantes da Guarda Municipal, a equipe da Secretaria Municipal de Trânsito, Concessionário do Aeroporto, Procon, taxistas e motoristas de aplicativos, com objetivo de buscarem uma solução para as demandas apresentadas.