TCE inicia capacitação de gestores públicos

por Assessoria Câmara de Sinop — publicado 10/05/2018 17h40, última modificação 10/05/2018 17h40

A vereadora Professora Branca (PR) representou a Câmara Municipal de Sinop na abertura do Ciclo de Capacitação Gestão Eficaz, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), nesta quinta-feira (10), na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O evento segue até amanhã com palestras sobre regras da aposentadoria, gestão orçamentária, relação com o terceiro setor, parcerias público-privadas e dispensa de licitação. Inscrições ainda podem ser feitas no local.

Para a Professora Branca, que preside a comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização do Legislativo municipal, eventos como este capacitam também os vereadores para fiscalizar com mais eficiência os trabalhos do poder Executivo. “A Câmara é um braço do Tribunal de Contas e nós temos a tranquilidade na fiscalização porque temos todo o tronco que é o TCE, o qual nos dá essa leveza na fiscalização por endossar com transparência os nossos trabalhos”, declarou a vereadora.

O secretário-chefe da Consultoria Técnica do TCE, Gabriel Liberato, explicou que o objetivo é promover a qualificação técnica e jurisprudência do Tribunal de Contas aos servidores públicos dos municípios e auxiliar a administração pública na prestação de serviços aos cidadãos.

“A qualificação evita que os gestores incorram em irregularidades perante o Tribunal de Contas e faz com que a máquina pública funcione dentro da legalidade, da efetividade e da eficiência. E o cidadão é impactado diretamente com as políticas públicas. Então, se a gestão pública funciona bem, certamente ele é impactado com as ações da gestão governamental”, explicou Liberato.

O conselheiro do TCE, Moisés Maciel, enfatizou que a organização do ciclo de capacitação cumpre uma função institucional do Tribunal e o aproxima dos municípios. “[Representa] O cumprimento da função pedagógica do Tribunal de Contas, que deixa as suas instalações em Cuiabá e vem para uma das regiões mais importante do nosso estado para trazer capacitação e conhecimento aos servidores e gestores públicos”, complementa Maciel.

A prefeita Rosana Martinelli disse que o município trabalha em parceria com o TCE e que já se beneficia das orientações prestadas diretamente ou em eventos. “Temos trabalhado muito forte com o Tribunal de Contas. Sinop é um case de sucesso, está em primeiro lugar cumprindo as metas estabelecidas pelo TCE. É muito importante essa aproximação do Tribunal nos orientando, principalmente, todos os servidores a trabalhar corretamente, cumprindo as metas, que são várias”, declarou a prefeita.