Testa pede ação coordenada de enfrentamento ao Coronavirus

por Roneir Correa de Menezes publicado 19/03/2020 13h25, última modificação 19/03/2020 13h26
Testa pede ação coordenada de enfrentamento ao Coronavirus

Na última segunda-feira o vereador Joacir Testa (PDT) cobrou da Prefeitura de Sinop, junto com a Secretaria Municipal de Saúde, ações coordenadas para enfrentar a pandemia de COVID-19 (Coronavirus) no município.

No documento o parlamentar lembrou que Sinop está enfrentando uma luta diária contra a dengue e que pessoas infectadas com essa doença pode ser alvo direto do Novo Coronavirus, haja vista, que pacientes em tratamento de dengue estão com a imunidade baixa, sendo vulneráveis às outras enfermidades virais.

“Deste modo, solicitamos ações direcionadas em três áreas: Preparar a estrutura de atendimento municipal, orientação massiva de medidas protetivas ao contágio e em caso de alto risco potencial de epidemia local, suspensão de eventos com alta aglomeração de pessoas e suspensão do calendário letivo por um curto período”, sugeriu.

Além disso, o parlamentar apontou a necessidade de capacitar servidores da saúde e alinhar o fluxo de atenção aos casos suspeitos, a fim de que toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) do município, esteja apta a realizar os primeiros atendimentos. Também sugeriu a designação de um local de referencia para exames e atendimento hospitalar e/ou internação.

Outro ponto destacado, foi a importância de se manter parcerias com órgãos estaduais e federais para desenvolver trabalho orientativo junto às salas de espera de todos os órgãos públicos de Sinop, mas priorizando as unidades de saúde.

Por meio da indicação 115/2020, Testa cobrou da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos o recapeamento das grandes rotatórias.

“Algumas rotatórias apresentam muitos buracos pequenos, sendo feito um trabalho constante de tampa buracos, todavia com as intensas chuvas o trabalho tem pouca eficácia. Algumas rotatórias receberam o trabalho de recapeamento com CBUQ resolvendo em definitivo o problema dos buracos”, ressaltou.

As duas matérias foram aprovadas por unanimidade entre os parlamentares e serão encaminhadas às respectivas pastas, a fim de que tomem providências referentes aos assuntos levantados.