Testa sugere campanha educativa de prevenção de queimadas urbanas e rurais

por Gilson Santos publicado 15/05/2019 13h30, última modificação 14/05/2019 19h07
Testa sugere campanha educativa de prevenção de queimadas urbanas e rurais

Foto: Gilson Carlos

Assessoria Câmara Municipal

Na última sessão da Câmara Municipal de Sinop realizada nesta segunda-feira (13), o vereador Joacir Testa (PDT) sugeriu a criação de uma campanha educativa de sensibilização e prevenção às queimadas urbanas e rurais. Por meio da indicação 301/2019, o Parlamentar encaminhou à Prefeitura Municipal e Secretaria competente a necessidade da realização de tal campanha educativa.

O vereador usou tribuna e justificou dizendo que num passado não muito distante, fumaça e poeira dominavam o ar, somado ao severo período de estiagem e a baixa umidade do ar, criavam um caos em saúde pública, pois eram recorrentes as mais variadas patogenias do trato respiratório.

“Nos últimos anos, as ações de combate, prevenção e sensibilização da população, mostrou resultamos muito satisfatórios na redução da incidência de queimadas. Diante do importante avanço, solicitamos a continuidade das ações preventivas e de combate a queimadas,” destacou.

Joacir apresentou ainda a indicação 302/2019, onde sugere a necessidade de realizar programa de revitalização das áreas de proteção permanentes degradadas no Município.

Testa justificou a propositura dizendo o município conta com quase o dobro da área verde por habitante recomendada pela ONU, porém este enorme patrimônio natural, tem enfrentado inúmeras ameaças.

“Destacamos o crescente número de loteamentos irregulares e invasões de áreas de proteção. Para diminuir a problemática é preciso atuar em dois eixos: combater invasões a esses loteamentos irregulares e estabelecer um programa de recuperação de áreas degradadas no âmbito do município de Sinop,” disse o vereador.