Toninho propõe criação de “Bolsões de proteção” para motociclistas

por Igor Marangon publicado 01/12/2023 17h07, última modificação 01/12/2023 17h07

A Câmara Municipal de Sinop aprovou, durante a 40ª sessão ordinária do ano, o Projeto de Lei de autoria do vereador Toninho Bernardes (PL) que propõe a criação de “Bolsões de proteção” para motociclistas em vias públicas providas de semáforo.

A proposta foi analisada em segundo e último turno e segue agora para sanção do prefeito.

De acordo com a lei, os bolsões de proteção são espaços livres, demarcados exclusivamente para motocicletas se posicionarem a frente dos demais veículos automotores, enquanto aguardam o sinal verde, nos cruzamentos com semáforo, nas vias públicas do município.

“Esse projeto tem a finalidade de implantar no município de Sinop um sistema de engenharia de tráfego que vem sendo utilizado em algumas cidades do Brasil. Trata-se do bolsão de proteção para motociclistas, ferramenta utilizada para a proteção dos mesmos, pois diminui o conflito com automóveis no momento da largada ao ser aceso o sinal verde. Porém, é necessário que todos nós, condutores de veículos, atualizemos nossos conceitos em relação à proibição ou não da utilização do corredor de veículos para o tráfego de motos”, afirmou o vereador.

Durante a sessão, Toninho apresentou ainda duas indicações de melhorias para o município. Em uma, o parlamentar aponta a necessidade de construir uma faixa elevada na Avenida das Sibipirunas, em frente a Caixa Econômica Federal.

EM outra matéria, o vereador cobrou a construção de travessia na Rua das Primaveras com Avenida das Itaúbas.