TRIBUTO: Vereador Leonardo Visera questiona valores do IPTU 2019

por Gilson Santos publicado 28/03/2019 13h30, última modificação 28/03/2019 13h59
TRIBUTO: Vereador Leonardo Visera  questiona valores do IPTU 2019

Foto: Assessoria do Gabinte

Roneir Corrêa de Menezes / Assessoria de Gabinete

A Prefeitura de Sinop lançou o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no último dia 15, desde então inúmeras reclamações foram registradas pela sociedade, devido aos altos preços lançados, se comparados aos do ano passado. Diante disso, o primeiro vice-presidente, vereador Leonardo Visera (PP), encaminhou um requerimento ao Executivo Municipal, solicitando informações dos impostos dos últimos três anos.

No documento, o parlamentar questiona os valores lançados e recolhidos nos anos de 2017, 2018 e a previsão para 2019. A ideia é fazer um comparativo e buscar identificar os possíveis erros nos cálculos feitos pela Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamentos ao lançá-los.

“Fomos procurados por alguns munícipes e constatamos erros graves no lançamento deste ano. Em um dos casos, a prefeitura cobrou de um morador o terreno vazio, mas no imposto do ano passado, foi cobrado de um prédio construído. O que aconteceu? O edifício evaporou? Temos que rever como está sendo feito esse georreferenciamento. Segundo dados que temos, as imagens lançadas pelo geo, são de 2017”, explicou ele.

Além dessa matéria, Visera teve duas indicações aprovadas por unanimidade. Na primeira, ele solicita ao Secretário de Estado de Agricultura Familiar, Silvano Amaral, a construção de uma Central de Abastecimento do Estado de Mato Grosso (CEASA), no município de Sinop para atender a demanda do agricultor familiar.

“O produtor familiar é o principal responsável por boa parte dos alimentos que param sobre a mesa da família sinopense, pois são eles os responsáveis pela produção de diversas espécies de frutas, legumes, verduras e hortaliças, e o nosso município é regado por pequenos produtores rurais familiares, que encontram dificuldade, às vezes, na comercialização de seus produtos, por falta de um local adequado. Muitos acampam às margens de logradouros e outros, através da associação, formam feiras em pontos estratégicos da cidade, onde em bancas expõem seus produtos e atendem a demanda da população”, argumentou.

Em outra, o edil solicita à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos a limpeza do “valetão” da avenida Dr. Ilsão de Melo, no Jardim das Acácias, e avenida Pantanal, no Jardim Maria Vindilina III.