Vereador Dilmair pede reabertura do Museu de Sinop

por Cleiton Cruz — publicado 08/02/2022 19h00, última modificação 08/02/2022 19h00

Aprovada nesta segunda-feira (7), a indicação do vereador Dilmair Callegaro (PSDB) pede ao prefeito Roberto Dorner, e ao diretor de Cultura, César Muriana, que o Museu Histórico de Sinop seja instalado em um local próprio.

Criado em 2004, o museu tem em seu acervo fotos, documentos, peças de vestuário, ferramentas e diversos objetos usados pelos colonizadores e pioneiros de Sinop. O material foi doado pelas familias pioneiras.

Cadastrado no Instituto Nacional de Museus e mantido pela prefeitura de Sinop, o espaço funcionou ao longo dos anos em locais alugados pelo Poder Executivo. Atualmente, no entanto, o acervo está no Centro de Eventos Dante de Oliveira, mas carece de melhor espaço e estrutura para a conservação do material.

Nossa intenção é facilitar o acesso e o estudo de alunos e pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre o contexto histórico-cultural de Sinop”, justificou o vereador.

O parlamentar lembrou que os museus são importantes instrumentos de preservação da memória cultural de um povo e responsável por seu patrimônio material e imaterial.

Também do vereador Dilmair foi aprovada indicação na qual pede a criação do projeto “Biocientistas Mirins” nas escolas de ensino fundamental do município.

O objetivo do projeto é apresentar a biociência aos alunos, tais como a produção de vacinas, conservação de alimentos, tipos de células e resistência bacteriana.

A ideia é que os alunos tenham aulas teóricas e práticas, estimulando o pensamento cientifico e a curiosidade.

A proposta será encaminhada para o prefeito Roberto Dorner e para a secretária de Educação, Esporte e Cultura, Sandra Donato.

registrado em: