Vereador sugere criação de Departamento e Conselho Municipal de Proteção e Bem Estar Animal em Sinop

por Dieny Vieira — publicado 14/03/2017 13h50, última modificação 14/03/2017 13h50
Indicação visa auxiliar APAMS no cuidado e proteção de cães e gatos no município

O município de Sinop possui uma população canina doméstica de aproximadamente 24 mil animais e cerca de 5 mil felinos. A cidade conta com o controle de zoonoses da secretaria de Saúde. O veterinário responsável pela vacinação dos cães e gatos, Joacyr de Jesus Oliveira, destaca que o bem estar animal vai muito além do dono alimentar o bichinho. “O bem estar animal vai desde uma boa nutrição até o cuidado comportamental com a prática de atividades. Não se pode descuidar da parte sanitária, uma vez que temos as zoonoses, doenças que passam do animal para o dono. É fundamental que se realize as vacinas, que não são importantes apenas para a saúde do animal, mas também para a da população em geral. Precisamos ter um apoio a mais para a proteção e bem estar animal em Sinop”, explica Oliveira.

O vereador Ademir Bortoli (PMDB) irá apresentar durante a sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (13), indicação referente à criação de um Departamento de Bem Estar Animal e do Conselho Municipal de Proteção e Bem Estar Animal. A implantação dos setores tem como objetivo fiscalizar as políticas públicas, seguindo programas de conscientização, proteção e posse responsável dos animais, além de promover campanhas de adoção, vacinação, registro de cães e gatos e o controle populacional dos bichos.

“Em Sinop temos muitos animais soltos nas ruas e a APAMS, que é uma instituição que cuida de animais nesta situação, não tem a obrigação, nem estrutura e recursos para cuidar de todos. A instituição já realiza um trabalho social que ultrapassa os seus limites, com excelência e amor que é notório, recebe ajuda da população, porém é necessário mais. Por isso é importante a criação do Departamento e do Conselho para que políticas públicas sejam adotadas, com o intuito de elaborar regras para o controle populacional dos animais que resultem também no bem estar dos bichos e ainda na responsabilização de quem abandona o animal”, expõe Bortoli.

O Departamento e o Conselho irão auxiliar a Associação Protetora dos Animais de Sinop (APAMS), que atualmente trabalha sozinha, recolhendo animais abandonados das ruas, prestando cuidados, proteção e os destinando a um novo e seguro lar. Atualmente a entidade abriga 211 animais e não conta com estrutura para acolher outros.

Este ano a entidade está realizando uma campanha de adoção a cada mês, com o objetivo de diminuir o número de animais e para isso conta com o apoio de empresas parceiras. A diretora da APAMS, Luciani Chiarello, destaca que a criação do Departamento e do Conselho é muito importante não só para Sinop, mas também para a Associação. “Porém precisamos fazer isso sair do papel. É muito interessante que as pessoas estejam se mobilizando em prol do bem estar animal, porque há pouco tempo as pessoas nem se lembravam que esses animais existiam”, finaliza Luciani.