Vereadores aprovam metas para os próximos quatro anos

por Maria Helena Benedet/Assessoria Câmara Municipal — publicado 26/10/2021 16h53, última modificação 26/10/2021 16h53

Foi para votar sete projetos de lei, uma emenda, dois requerimentos e 20 indicações, que os vereadores se reuniram nessa segunda-feira (25), na Câmara de Sinop. Além das propostas votadas, outros 11 projetos foram encaminhados às comissões para serem analisados, quatro deles entraram extrapauta. Dos sete projetos analisados pela bancada parlamentar, quatro foram votados em primeira e única votação.

Foi na sessão segunda-feira que a bancada parlamentar aprovou, em terceira e última votação, o Projeto Plurianual (PPA) 2022/2025. O projeto elaborado e encaminhado à Câmara pelo Executivo, define a metas para os próximos quatro anos, ou seja, é no PPA, que o município prevê as ações a serem desenvolvidas no decorrer do período proposto.

O projeto que inclui no calendário oficial do município o “Dia do Desafio”, apresentado pelo professor Mário (Pode), foi votado em primeira votação. Foi o próprio parlamentar que apresentou a emenda ao projeto que substitui o artigo 2º da proposta. O dia do desafio já é realizado em Sinop por profissionais de educação física e tem o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas e esportivas visando melhora na qualidade de vida e saúde. A proposta deve voltar a pauta para mais outras duas votações.

A rotatória no entrocamento das estradas municipais Pedro Osipi e Silvana, localizada na comunidade Brígida, agora tem nome, é Darci Dacroce. A homenagem, aprovada por unanimidade, a um dos pioneiros na localidade, foi proposta pelo vereador Paulinho Abreu (PL). Darci foi um dos responsáveis por várias benfeitorias à comunidade, como a primeira escola e a construção da linha de energia elétrica para a região, por exemplo.

Foi para atender a um pedido do líder do prefeito Roberto Dorner, Ademir Debortolli (Republicanos), que os vereadores aprovaram, em primeira e única votação, o projeto de lei complementar que modifica a lei complementar 098/2013 - lei que trata sobre a formação do Conselho Municipal de Saneamento Básico-. O pedido, encaminhado pelo Executivo, entrou extrapauta. Foi o líder do prefeito que também apresentou os dois requerimentos que cobram informações sobre o Projeto de Mobilidade Urbana e sobre as obras da rede de esgoto em Sinop.

A bancada parlamentar também aprovou em primeira e única votação, os projetos: que institui e dispõe sobre o Sistema Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (SIMPAD), o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMPOD) e o Fundo Especial Antidrogas de Sinop; e os que autorizam o município abrir créditos adicionais nos valores totais que passam dos R$ 6 milhões.

As indicações são voltadas para melhorias nas áreas de infraestrutura, trânsito, agricultura familiar, saúde, entre outras.

Devido ao feriado prolongado, em comemoração ao Dia de Finados (2), a próxima sessão da Câmara, está marcada para quarta-feira (3), a partir das 14:00hs, no plenário.