Vereadores aprovam reajuste salarial aos professores

por assecom — publicado 21/05/2013 19h24, última modificação 17/12/2014 20h02
Além de recomposição dos salários dos professores, parlamentares aprovaram ainda projetos que regulamentam tempo em filas e mais segurança em terminais eletrônicos de bancos nos finais de semana e feriados

Além dos quatro projetos de lei que estavam em pauta para serem votados pelos vereadores durante a sessão desta segunda-feira (20), os parlamentares analisaram e votaram outros sete projetos que foram encaminhados pelo Executivo extrapauta. 

Entre eles estava o que determina a reposição salarial de 6,2% aos professores da rede municipal e mais 1,78% de reajuste, totalizando 7,98%. Já os profissionais da educação que fazem parte do quadro de apoio (merendeiras, vigias, zeladores, técnicos, entre outros) não foram contemplados pelo reajuste, permanecendo apenas a reposição dada a todo funcionalismo público. 

Outro projeto aprovado pelos parlamentares é o que revoga o mesmo reajuste (6,2%) dado aos diretores do Serviço de Água, Abastecimento e Esgoto de Sinop (SAAES) e Sistema Previdenciário (PREVI). A decisão do Executivo em revogar a reposição para os cargos foi tomada devido a não aplicação da reposição para prefeito, secretários e secretários adjuntos, pois os cargos se enquadram no staf do Executivo. 

Os vereadores aprovaram ainda a Moção de Apelo, sugerida pelo vereador Fernando Assunção (PSDB) e assinada por toda bancada, à Fundação Nacional do Índio (Funai). Os parlamentares pedem à Fundação que realize audiências públicas antes que novas áreas indígenas sejam demarcadas, principalmente nos municípios onde as terras serão criadas. 

Também foram aprovados outros dois projetos que determinam regras para o atendimento de clientes. Um, de autoria do vereador Cláudio Santos (DEM) obriga a permanência de agentes de segurança nos finais de semana e feriados em caixas eletrônicos de agências bancárias. O outro, de autoria do vereador Fernando Brandão (PSB), limita o tempo permanência nas filas em casas lotéricas, correios e correspondentes bancários em até 15 minutos. Os dois projetos foram aprovados em primeira votação. Para passar a valer ainda são necessárias mais uma ou duas votações e a sanção do prefeito.