Vereadores cobram cumprimento de lei que garante preservação de prédio histórico

por assecom — publicado 03/07/2013 16h10, última modificação 17/12/2014 20h02
Preocupação maior dos parlamentares é quanto ao risco de incêndios que aumenta nessa época do ano com a estiagem das chuvas. Comissão vai trabalhar para que imóvel seja considerado patrimônio histórico do município.

A preocupação com a situação de abandono do Colonial, prédio histórico de Sinop, fez com que uma comissão formada pelos vereadores Mauro Garcia, Nevaldir Graf, ambos do PMDB, os democratas Wollgran de Lima e Ademir Bortoli, Carlos Hamilton Leite, José Carlos da Silva, os dois do PSD, e Marcos Carrasco (PSB) fosse até o local ver de perto as condições do imóvel. 

Os parlamentares cobram que a lei 003/2007, que trata sobre o tombamento (que garante a preservação cultural, arquitetônica e ambiental de bens de valor histórico para sociedade) do imóvel, seja cumprida. 

Mauro Garcia explicou que a preocupação maior é com a perda total do imóvel, como o risco de incêndio, por exemplo, que aumenta consideravelmente no período de seca. 

“Se pegar fogo lá dentro corre o risco de perder tudo, pois com aqueles tapumes escondendo tudo, não dando condições de se ver o que se passa lá dentro, até que seja percebido, o fogo já consumiu tudo e perderemos uma parte da história do nosso município”, enfatizou. “Não justifica o fato de o prédio ficar escondido aos olhos de quem passa por ali. Deve-se colocar um tapume onde as pessoas possam ver o que ocorre e se perceber alguma fumaça pode chamar os bombeiros e evitar um prejuízo histórico”, assinalou. 

Além de pedir a abertura do local, os vereadores irão solicitar à Prefeitura, por meio de uma indicação coletiva, para que peça a desapropriação do imóvel para que o prédio seja considerado patrimônio histórico do município. 

“É um local que conta a história de nossa cidade, que serviu de palco para muitos eventos que garantiram o desenvolvimento de nosso município. Onde muitas autoridades brasileiras (da época da fundação) passaram, enfim, não podemos permitir que isso se perda”, destacou. 

História: O prédio foi construído em 1982 e foi palco de muitos eventos que marcaram a história de Sinop, como o lançamento do asfaltamento da BR-163, pelo então presidente João Figueiredo, em 1985, a realização da primeira noite cultural, também em 85, além de inúmeros eventos sociais. 

O terreno onde o prédio foi construído foi realizado o almoço de fundação da cidade, em 1974.