Vereadores de Sinop participam da assinatura de ordem de serviço para obras de infraestrutura na BR-163

por Igor Marangon/Assessoria Câmara Municipal — publicado 28/06/2024 09h52, última modificação 28/06/2024 09h52

Os vereadores da Câmara Municipal de Sinop participaram, na tarde desta quinta-feira (27), da assinatura da ordem de serviço para a duplicação de 26 km da BR-163 e para a recuperação do asfalto em 17 km de travessia urbana, além da construção de 6 viadutos. O evento foi realizado ao lado da imagem do Cristo Redentor, no bairro São Cristóvão, e contou com a presença do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes; do prefeito de Sinop, Roberto Dorner; do presidente do Conselho da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos; do diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale; além de diversas autoridades políticas da região e membros da sociedade civil.

As obras, que totalizam R$ 370 milhões em investimentos, serão realizadas pela concessionária Nova Rota Oeste, que já recebeu autorização para iniciar os trabalhos. O prazo de conclusão estimado para as obras de duplicação e recuperação da rodovia é de 24 meses.

“Essa assinatura da ordem de serviço é uma grande conquista para Sinop e para toda a nossa região, e também para a Câmara Municipal, que sempre cobrou muito do Governo do Estado, do Governo Federal e da Rota Oeste. Agora, estamos vendo o início da realização desse sonho, que é um marco para o desenvolvimento de Sinop. Nosso município tem um grande desenvolvimento, mas enfrentava esse entrave da BR-163, que agora será resolvido com essas obras”, afirmou o presidente da Câmara de Sinop, vereador Paulinho Abreu (Republicanos).

A ordem de serviço assinada prevê a duplicação de 26 quilômetros da rodovia em dois segmentos principais: de MT-438 (km 812) ao bairro Alto da Glória (km 822) e do km 839, após a travessia urbana de Sinop, até o Camping Club (km 855). Além disso, inclui a recuperação da travessia urbana do município, que se estende do bairro Alto da Glória (km 818) ao novo viaduto na Avenida Jonas Pinheiro (km 839). Serão construídos seis novos viadutos em pontos estratégicos, incluindo os entroncamentos das Avenidas Integração e Jonas Pinheiro, e nas conexões com as MT-423 e MT-438, que ligam aos municípios de Cláudia e Vera, respectivamente, além de outras localidades importantes. Este projeto visa melhorar significativamente a infraestrutura local e facilitar o fluxo de tráfego, impulsionando o desenvolvimento econômico da região.