Vereadores e madeireiros debatem sobre novo trajeto de cargas pesadas no centro

por assecom — publicado 28/05/2015 12h30, última modificação 29/05/2015 18h20

A Comissão da Câmara de vereadores que acompanha os assuntos referentes ao setor madeireiro em Sinop, esteve reunida com diretores do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) nesta semana.

A pauta foi debater soluções o trajeto de cargas pesadas em avenidas centrais de Sinop, mudança da legislação que obriga empregas acima de 750m2 a instalarem hidrantes, além de um profissional de odontologia para atender gratuitamente os funcionários da indústrias, na unidade móvel de odontologia.

Os vereadores Júlio Dias (PT), Professor Wolgran (DEM) e Edilson Rocha Ribeiro, o Ticola (PMDB), representaram a Casa de Leis na reunião, que aconteceu na sede sindical, terça-feira (27-05) à tarde.

O presidente do Sindusmad, Gleisson Omar Tagliari, enfatizou a importância de um novo trajeto para cargas pesadas que transitam em ruas e avenidas de Sinop. Segundo ele, o assunto já foi discutido com a Prefeitura de Sinop em 2013 é novamente colocado em pauta.

Ele observou que há grande fluxo de cargas que diariamente utilizam vias movimentadas da cidade; o tráfego aumenta a possibilidade de ocorrer acidentes envolvendo cargas pesadas; há maior movimento de cargas nestas vias em períodos de safra da agricultura e, durante a seca, para a indústria da madeira.

Há que se destacar ainda que a passagem de caminhões carregados em frente ao Hospital Santo Antônio. A via tem grande acesso de pedestres e com quantidade de veículos estacionados em ambos os lados da avenida, o que dificulta a passagem dos caminhões.

Tagliari sugeriu que seja retomada a sugestão apresentada à Prefeitura há dois anos, que inclui a criação de um anel viário ligando a estrada de Juara à Estrada Claudete, contornando o Residencial Aquarela Brasil ao Corpo de Bombeiros ou até as proximidades do Posto Búfalo.

Os vereadores se propuseram a solicitar levantamento topográfico junto à Prefeitura para que seja estabelecida a melhor forma de otimizar o fluxo nas localidades.

Durante o encontro os empresários também levaram à comissão legislativa a preocupação com a exigência dos projetos contra incêndio e pânico nas indústrias.

Acontece que empresas com áreas construídas de mais de 750m2 a legislação determina instalação de equipamentos de altíssimo custo. Desde 2012 o Sindusmad vem trabalhando junto a Assembleia Legislativa e Corpo de Bombeiros para que esta medida seja alterada para até 2100m2, considerando que em Sinop – maior polo madeireiro do Estado – em 40 anos não houve vítima fatal por incêndio em madeireiras, bem como, seus barracões são totalmente abertos. A este respeito, os vereadores se comprometeram a avaliar a viabilidade jurídica da mudança da lei.

Outro assunto tratado entre madeireiros e vereadores foi a cessão de um dentista da rede pública para atender aos funcionários das indústrias na unidade móvel de odontologia. Este trailer pode ser levado ao pátio das indústrias e contém todo o aparato de um consultório odontológico. Este projeto, que é uma parceria do Sesi e Sindusmad, já foi executado no ano de 2013, quando a Prefeitura de Sinop cedeu um profissional ao projeto que atendeu mais de 200 funcionários das industrias madeireiras.

Os membros da Comissão do Madeireiro se comprometeram em avaliar a possibilidade da cessão do profissional de odontologia para o projeto.

Colaborou Cristiane Oliveira – Assessoria Sindusmad