Vereadores mirins fazem primeira sessão e elegem mesa diretora
A Câmara Mirim fez hoje (2), a primeira sessão ordinária da atual legislatura. O primeiro trabalho legislativo do parlamento mirim se limitou a escolha da mesa diretora, membros das comissões e aprovação do calendário legislativo. Durante todo ano serão 12 sessões (duas por mês) sendo uma legislativa e outra de palestras sobre os mais diversos assuntos que também contarão com a participação de alunos das escolas.
Quanto a eleição da mesa diretora apenas uma chapa foi apresentada encabeçada por Adalberto de Carvalho Câmera, eleito presidente. Ana Caroliny Silva Lima, Felipe de Paula e Mariana Rodrigues de Castro foram eleitos vice-presidente, primeiro e segundo secretários, respectivamente.
Adalberto tem 16 anos e é o vereador mirim mais velho da atual legislatura, uma das condições que o levou a concorrer ao cargo. “É uma boa experiência e isso vai me ajudar a entender melhor como funciona a Câmara. É claro que é uma responsabilidade maior, mas com ajuda dos colegas vamos desenvolver um bom trabalho”, pontuou.
“Essa é uma oportunidade que essas crianças têm em poder conhecer o que é o Poder Legislativo, como ele funciona e trabalhar em benefício de sua escola e bairro. Quem sabe a partir dessa experiência não desperte o interesse pela política e num futuro voltem a ocupar essa cadeira mas na condição de vereador e trabalhar pela população pela sua cidade”, destacou o presidente da Câmara, Dalton Martini, quanto a importância do parlamento mirim.
Neste primeiro semestre os vereadores mirins eleitos irão ocupar as cadeiras. A partir do segundo semestre os vereadores mirins suplentes irão assumir a vaga. A próxima sessão está marcada para o próximo dia 15, às 15 horas, no plenário da Câmara.