Vereadores mirins tomam posse na Câmara na próxima terça-feira

por José Roberto Gonçalves/ Assessoria Câmara Municipal — publicado 08/03/2022 18h34, última modificação 08/03/2022 18h34
Vereadores mirins tomam posse na Câmara na próxima terça-feira

Foto: Arquivo C.M.S.

A Câmara de Vereadores Mirim será reativada em 2022, após dois anos de atividades suspensas em virtude da pandemia de Covid-19. A posse e diplomação dos 15 vereadores e dos 15 suplentes está marcada para a próxima terça-feira (15), às 14h30, no Plenário Jorge Abreu.

Criada em 2002, através da Resolução nº 005/2002, e implantada em janeiro do ano seguinte na Câmara Municipal, o projeto contempla tanto escolas públicas quanto privadas do município de Sinop.

A ideia é estimular jovens e adolescentes, de 12 a 15 anos – devidamente matriculados –, a exercitarem sua cidadania e, por consequência, contribuir com a melhoria do Poder Legislativo, bem como despertar no jovem a consciência de seus direitos e deveres, aliada à responsabilidade com seu meio escolar e social.

O projeto é extraordinário, principalmente porque as nossas crianças precisam participar da política. Os jovens já podem votar a partir dos 16 anos, mas não são todos que se interessam. Por isso, a Câmara Mirim se torna um elo entre o que esses jovens vivenciam na escola, em casa, e partindo para um convívio ainda mais amplo. Aqui na Casa de Leis eles vão legislar, criar seus projetos e indicações, acompanhados pelos vereadores padrinhos que darão suporte. É muito importante ter esses jovens participando”, destaca o vereador e presidente da Câmara de Sinop, Elbio Volkweis (Patriotas).

Os vereadores mirins e seus respectivos suplentes cumprem dois anos de mandato. O número de vereadores mirins acompanha a quantidade de vereadores municipais, sendo escolhidos através de votação nas escolas, mediante campanha; ou, na falta desta, indicação pela direção escolar.

Para este ano, participarão estudantes das seguintes unidades: Escolas Estaduais Cleufa Hübner, Bom Jardim, Nilza de Oliveira Pipino, Paulo Freire, Djalma Guilherme, Nossa Senhora da Glória, Prof.ª Zeni Vieira, Prof.ª Maria de Fátima Gimenez Lopes, Nossa Senhora de Lurdes, Olímpio João Pissinati Guerra, Ênio Pipino, Edeli Mantovani, Colégio Objetivo Albert Sabin e Colégio Regina Pacis.

As reuniões/sessões serão realizadas quinzenalmente, sempre nas primeiras e terceiras quartas-feiras de cada mês, das 14h às 16h, em acordo com o Regimento Interno Legislativo.

O evento de posse e diplomação contará com atrações culturais, que serão promovidas em parceria com a Diretoria de Cultura do município. “Estamos trazendo arte e informação através de atividades culturais”, explica o diretor de Cultura, Cesar Muriana.

Cada ‘pequeno parlamentar’ é assessorado pela figura do “Vereador Padrinho”, que assume a obrigação de prestar apoio e dar orientações – quando necessárias – ao vereador mirim, para que o mesmo contribua com indicações e sugestões por ele apresentadas e que possam ser apreciadas pelo Plenário da Câmara, dando a destinação que lhe couber.

Em 2022, o projeto completa 19 anos, e durante este período aproximadamente 160 alunos, ligados diretamente ao Legislativo, já passaram pelo programa, que já beneficiou diversas instituições sociais por meio de reivindicações e sugestões que, posteriormente, foram transformadas em Indicações e/ou Projetos de Lei.

registrado em: