Vereadores protocolam pedido de instauração de CPI da Águas de Sinop

por Suzana Machado publicado 13/03/2017 12h20, última modificação 13/03/2017 12h32

Foi protocolado na manhã desta segunda-feira (13), na Secretaria Legislativa da Câmara de Vereadores de Sinop (MT), pedido de instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar indícios de irregularidades nas tarifas e na prestação de serviços da Concessionária Águas de Sinop.
O documento, assinado por todos os vereadores da Casa de Leis, foi entregue ao presidente da Câmara, Ademir Bortoli (PMDB). O pedido será analisado de acordo com o Regimento Interno da Casa e se tudo estiver em consonância com o que determina a legislação, o requerimento será posto em votação na sessão desta segunda-feira. “Instaurada a CPI, na sequência é feita a nomeação dos membros e vamos colocar representantes de todos os partidos para que exista ampla participação dentro da Comissão. Desde o ano passado acompanhamos todos os fatos envolvendo a concessionária. Os vereadores deverão fazer o levantamento de informações e seguir a tramitação legal desse processo”, explica Bortoli.
Os vários requerimentos encaminhados à empresa pelos vereadores, pedindo informações e que não tiveram respostas; o reajuste autorizado em dezembro de 2016 pelo município de 16,48% na tarifa do serviço; o volume de reclamações dos moradores sobre os preços aplicados; cobranças abusivas; falta de atendimento de qualidade e informações e a qualidade da implantação do esgoto na cidade causando a destruição da pavimentação e abertura de diversas crateras em vias públicas estão entre os motivos apresentados para a solicitação da instauração da CPI.
De acordo com o vereador Dilmair Callegaro (PSDB), a investigação destes fatos atende a um anseio da comunidade. “São diversos os fatores que nos levaram a pedir a instauração desta CPI. A população anseia por esses esclarecimentos”, afirma Callegaro.