Vereadores se reúnem com reitores e diretores da Unemat

por Maria Helena Benedet/Assessoria Câmara Municipal — publicado 19/11/2021 17h51, última modificação 19/11/2021 17h51

Não foi para falar sobre problemas ou dificuldades mas sobre a importância que a Universidade Estadual do Estado de Mato Grosso (Unemat) tem para com o município onde está instalada. Essa foi a pauta da reunião entre vereadores e representantes da universidade. O encontro aconteceu nessa quinta-feira (18), na Câmara de Sinop.

O reitor da Unemat, Rodrigo Bruno Zanin, destacou a participação da entidade no processo de desenvolvimento dos municípios. Segundo ele, a universidade vai além da formação profissional, pois trabalha diretamente nas demandas sociais. “A universidade desenvolve projetos nas mais diversas áreas. Ela desenvolve pesquisas que vão dar subsídios para o desenvolvimento, para a solução de problemas, enfim, é uma parceira da sociedade”, destacou. “Estamos visItando os municípios (onde há campi) para destacar a importância da Unemat, o que ela representa para o município e fortalecer ainda mais essa parceria”, disse referindo-se a parceria com o Legislativo no contexto para o desenvolvimento.

O diretor do campi de Sinop, Josivaldo Constantino dos Santos, lembrou que a instituição desenvolve diversos projetos no município, nas mais diversas áreas, como agricultura familiar, meio ambiente, economia, entre outros. Para ele, a parceria e a presença ativa da instituição é fundamental para o desenvolvimento social. “Não é a universidade abrir as portas para a comunidade, mas a universidade tem que sair, ir até a sociedade, escutar as demandas e a partir daí desenvolver pesquisas de ações, projetos que venham atender as necessidades da sociedade”, pontuou referindo-se aos projetos desenvolvidos. “A sociedade tem que saber o quanto a universidade é importante para ela, conhecer os trabalhos que são desenvolvidos pela universidade, pela comunidade acadêmica”, acrescentou.

Os vereadores que participaram da reunião destacaram a participação da Unemat no desenvolvimento de projetos que contribuíram para a criação de leis. Os parlamentares garantiram aos diretores apoio no processo de ampliação do campi de Sinop. “Não vejo dificuldade alguma no que se refere a participação da Câmara em aprovar o que for necessário para o desenvolvimento da Unemat”, garantiu o vereador Dilmair Callegaro (PSDB), ao se referir no projeto de aprovação de doação de área pública para a implantação do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão que deverá ser construído próximo a comunidade conhecida como Canarinho.

“Temos o apoio do líder do governo na Assembleia (Legislativa), deputado Dilmar Dal Bosco, que pode dar todo apoio no que for preciso junto ao governo do Estado”, lembrou o vereador Célio Garcia (DEM), quanto a intermediação junto ao Executivo Estadual, para a liberação de recursos de cerca de R$ 6 mi, para reforma do campi em Sinop.

“A Câmara não pode contribuir com recursos, mas no que depender do Legislativo para as verbas do Executivo cheguem até a Unemat, vamos fazer para que isso aconteça”, ressaltou vice-presidente da Casa, Paulinho Abreu (PL).

Os vereadores Professora Graciele (PT), Professor Mário (Pode) e Lucinei (MDB), também participaram da reunião e endossaram a parceria com a instituição. Além dos vereadores, os pró-reitores, Ricardo Keich Umetsu, de finanças, e Alexandre Porto, de graduação, diretores das faculdades e a secretaria municipal de Educação, Sandra Donato, também participaram das discussões.