Visera busca implantação de novo curso superior na Unemat Sinop

por Gilson Santos publicado 25/04/2019 12h55, última modificação 25/04/2019 13h45
Visera busca implantação de novo curso superior na Unemat Sinop

Foto: Assessoria de Gabinte

Roneir Corrêa de Menezes - Assessoria Gabinete

O primeiro vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Leonardo Visera (PP), está pleiteando junto ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), a implantação do curso superior em História na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Sinop. A reivindicação foi feita por meio de uma matéria aprovada por unanimidade na Sessão Ordinária da última segunda-feira (22).

Na indicação de número 212/2019 (endereçada ao chefe do executivo estadual, Mauro Mendes, Secretária de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, e ao diretor Político-Pedagógico da unidade de Sinop,Roberto Alves de Arruda), o parlamentar ressaltou a importância da cidade e a demanda pela profissionalização e novas tendências profissionais que o próprio município e região tem demonstrado nos últimos anos.

“Sinop é uma cidade que ultrapassa 139.000 habitantes, conforme estimativa do IBGE para 2018, e está em uma região geo educacional que possui mais de 450.000 habitantes que têm demonstrado ano após ano,tendências para novas demandas profissionais. Desde 2001 o Campus de Sinop tem ampliado sua oferta de educação superior para a área de Ciências Sociais e Aplicadas, com os cursos de Bacharelado em Economia, Ciências Contábeis e Administração. Isso também reflete a necessidade da ampliação da profissionalização em outras áreas, visto que a região geo educacional de Sinop possui uma abrangência em mais de 20 municípios”,comentou.

Atualmente a universidade oferece 10 cursos superiores nas seguintes áreas: Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Matemática, Sistemas de Informação, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Geografia, Letras e Pedagogia.

O parlamentar ainda sugeriu à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos e à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos, através da indicação 213/2019, a necessidade de instalar quebra-molas na avenida Bruno Martini, em frente ao bairro Jardim Portinari. O acesso ao bairro está comprometido devido ao alto fluxo de veículo, por ser a via que liga a MT-222 ao centro da cidade, argumentou ele.

“Por conta disso [fluxo] a entrada e saída do bairro acaba se tornando um ponto crítico. Acidentes graves, com exposição óssea, já aconteceram neste trecho, segundo relatos de moradores. Sabemos que quebra molas são medidas eficazes na redução de velocidades, o que minimiza o número de acidentes”.

O Projeto de Lei (PL) 021/2019, de autoria dele, que nomeia as ruas, travessa e avenida do bairro Jardim Atenas, foi apreciado em segunda votação e aprovado por todos os vereadores. Ele deve retornar para última votação na próxima Sessão Ordinária.