Visera emplaca projeto que endurece lei da espera em bancos

por Roneir Corrêa de Menezes/Assessoria do Gabinete — publicado 10/10/2018 14h00, última modificação 10/10/2018 14h00
Visera emplaca projeto que endurece lei da espera em bancos

Foto: Gilson Carlos

Durante a 33ª sessão ordinária da Câmara Municipal de SInop, realizada na segunda-feira (8), os vereadores aprovaram por unanimidade, em primeira votação, o Projeto de Lei (PL) 119/2018, de autoria do primeiro vice-presidente, vereador Leonardo Visera (PP), que promove alterações na Lei Municipal 680/2002, que trata do tempo de espera na fila de atendimento de agências bancárias de Sinop. As mudanças são no sentido de beneficiar o usuário desses serviços.

A proposta foi avaliada positivamente e necessária, pelos parlamentares. Ela passa a abranger a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – Correios. A alteração foi feita, pelo fato de o órgão também prestar serviços bancários e ser de muita serventia para os munícipes. A exigência do tempo máximo de espera passará a ser em todos os setores de atendimento ao público, com obrigatoriedade de gravação do horário de atendimento na senha que será entregue ao usuário.

Outra mudança é que as agências passarão a ter uma folga nos atendimentos a serem realizados até o dia 10 de cada mês. Nesses dias, por causa do aumento da demanda, o limite de espera passa a ser de 30 minutos. A empresa que for denunciada à justiça e tiver cinco sentenças proferidas em seu desfavor, sendo o motivo por descumprimento da lei 680/2002 e suas alterações posteriores, poderá ter o alvará de funcionamento cassado pela prefeitura.

“Essas alterações promoverão maior rigidez no cumprimento desta lei. Ela foi criada há 12 anos e infelizmente algumas agências ainda descumprem parcialmente a exigência dela. Com essas mudanças, o usuário terá maior garantia para fazer valer seus direitos. O cidadão merece ser respeitado e ter mais dignidade no atendimento fornecido somente por esses órgãos”, comentou Visera.

O projeto deve voltar para segunda avaliação na próxima semana. Se aprovado em mais duas votações, será encaminhado para sanção do Poder Executivo.